Efeitos do Consumo do Abacate (Persea Americana Mill) na Saúde
O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de abacate. Um grande número de variedades de abacate é encontrado nas diversas regiões do território nacional. A fruta é rica em fitoquímicos e nutrientes como ácido oléico (w-9), β-sitosterol, vitamina E, glutationa, folato, potássio, magnésio, fibras, além de ser útil no tratamento da hipercolesterolemia, do estresse físico, emocional, de doenças reumáticas e articulares, dentre outras.
O beta-sitosterol presente no abacate pertence a uma classe de substâncias de origem vegetal cujo mecanismo de ação envolve a inibição intestinal de absorção do colesterol e, portanto exerce efeito nos valores de colesterol plasmático total e LDL-c. Este fitosterol também age modulando o hormônio do estresse (cortisol), desta forma, contribuindo para reduzir o estresse do dia a dia.
Outro aspecto importante em relação à composição nutricional do abacate é quanto ao teor de glutationa e da Vitamina E. Estes, em conjunto, aumentam o potencial do sistema de defesa antioxidante do organismo contra os radicais livres, responsáveis por diversos processos inflamatórios como nas osteoartrite e doenças do tecido cartilaginoso.
Apesar de ainda haver preconceitos em relação ao consumo do abacate devido ao seu valor calórico, é consenso que o consumo regular da fruta combinada a uma alimentação saudável culminará em promoção de saúde. Nesse sentido, uma sugestão saborosa e nutritiva de preparar o abacate consiste em liquidificar com água de coco ou com o suco da laranja, ou acrescentar granola.
Assinar:
Postagens (Atom)