ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL PERSONALIZADO

O acompanhamento nutricional personalizado no consultório somente trará resultados positivos se houver continuidade na adesão ao tratamento. Para isso, é necessário comparecer às consultas nos horários marcados. Quando não for possível comparecer, é sempre bom avisar com, pelo menos 24 horas de antecedência. Você será sempre bem vindo!

Seja Bem Vindo!

O NÚCLEO DE SAÚDE INTEGRAL é uma clínica de Nutrição e Psicologia. Temos uma equipe de Nutricionistas e Psicólogos que tem um compromisso com a saúde de forma integral, buscando equilíbrio entre o corpo e a mente.

Este é um espaço que divulgaremos artigos importantes na Nutrição e Psicologia e estamos abertos aos questionamentos. Entendemos que o conhecimento científico, além de universal é dinâminco.

Este espaço também é seu.

Participe!



Dra. Márcia Mônica Ferreira

Nutricionista




Pesquisar este blog

Efeitos do Consumo do Abacate (Persea Americana Mill) na Saúde


O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de abacate. Um grande número de variedades de abacate é encontrado nas diversas regiões do território nacional. A fruta é rica em fitoquímicos e nutrientes como ácido oléico (w-9), β-sitosterol, vitamina E, glutationa, folato, potássio, magnésio, fibras, além de ser útil no tratamento da hipercolesterolemia, do estresse físico, emocional, de doenças reumáticas e articulares, dentre outras.


O beta-sitosterol presente no abacate pertence a uma classe de substâncias de origem vegetal cujo mecanismo de ação envolve a inibição intestinal de absorção do colesterol e, portanto exerce efeito nos valores de colesterol plasmático total e LDL-c. Este fitosterol também age modulando o hormônio do estresse (cortisol), desta forma, contribuindo para reduzir o estresse do dia a dia.

Outro aspecto importante em relação à composição nutricional do abacate é quanto ao teor de glutationa e da Vitamina E. Estes, em conjunto, aumentam o potencial do sistema de defesa antioxidante do organismo contra os radicais livres, responsáveis por diversos processos inflamatórios como nas osteoartrite e doenças do tecido cartilaginoso.

Apesar de ainda haver preconceitos em relação ao consumo do abacate devido ao seu valor calórico, é consenso que o consumo regular da fruta combinada a uma alimentação saudável culminará em promoção de saúde. Nesse sentido, uma sugestão saborosa e nutritiva de preparar o abacate consiste em liquidificar com água de coco ou com o suco da laranja, ou acrescentar granola.