ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL PERSONALIZADO

O acompanhamento nutricional personalizado no consultório somente trará resultados positivos se houver continuidade na adesão ao tratamento. Para isso, é necessário comparecer às consultas nos horários marcados. Quando não for possível comparecer, é sempre bom avisar com, pelo menos 24 horas de antecedência. Você será sempre bem vindo!

Seja Bem Vindo!

O NÚCLEO DE SAÚDE INTEGRAL é uma clínica de Nutrição e Psicologia. Temos uma equipe de Nutricionistas e Psicólogos que tem um compromisso com a saúde de forma integral, buscando equilíbrio entre o corpo e a mente.

Este é um espaço que divulgaremos artigos importantes na Nutrição e Psicologia e estamos abertos aos questionamentos. Entendemos que o conhecimento científico, além de universal é dinâminco.

Este espaço também é seu.

Participe!



Dra. Márcia Mônica Ferreira

Nutricionista




Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

ORIENTAÇÕES PARA O PREPARO DE ALIMENTOS

1) O feijão da semana deve ser feito com abóbora, repolho, quiabo, batata, chuchu, cenoura, couve. Nunca use mais de 3 legumes no feijão, para não tornar-se enjoado. Se não houver contra indicação, pode adicionar charque dianteiro ou traseiro em pequena quantidade somente no final de semana,

2) Não usar: caldos prontos industrializados, toucinho, bacon, aparas de gorduras de carne, pele de frango, maionese, catchup, mostarda creme.

3) Preferir os temperos naturais e especiarias (mostarda pó, orégano, curry, açafrão, etc...)

Sempre que possível, adicione açafrão nas preparações, sem deixar ferver.

4) No preparo do bolo, substituir o leite integral pelo desnatado ou suco de laranja, cenoura, tangerina, morango. Usar o creme vegetal em lugar da margarina. Na cobertura de chocolate, prefira o pó de cacau natural (casa de produtos naturais) em substituição ao achocolatado. Acrescente 1 colher de sopa de farelo de trigo ou mix de fibras na massa do bolo.

5) Não refogar alimentos com óleo, margarina, manteiga ou toucinho. Colocar uma colher de sopa de água no lugar da gordura e refogar os alimentos.

6) Não usar frituras. Tudo que se frita, pode ser assado ou grelhado, bem como cozido.

7) Todas as massas devem ser acrescidas de farelo de trigo ou farinha de trigo integral.

8) Na pizza, preferir queijos como ricota, minas ou no máximo mussarela. Usar atum light, frango moído e molho de tomate caseiro.

9) O hambúrguer pode ser feito em casa usando-se carne de frango moída crua, Proteína vegetal de soja texturizada, cebola, alho, cominho, sal e orégano. Ao invés de fritar, deve ser grelhado ou assado.

10) Cuidado com os lanches integrais ou naturais, pois nem sempre são de baixas calorias.

11) Os alimentos diet e light devem ser consumidos com cuidados, pois nem sempre são indicados em determinados tratamentos.

12) Em ocasião de festas evite o uso abusivo de doces e frituras, além dos refrigerantes com açúcar e bebidas alcoólicas.

13) MAS LEMBRE-SE SEMPRE QUE O SEU NUTRICIONISTA PRECISA SER CONSULTADO SOBRE AS ORIENTAÇÕES ALIMENTARES